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Como manter um bom relacionamento com seguidores nas redes sociais?

Confira nesse artigo “Como manter um bom relacionamento com seguidores nas redes sociais”

A cada dia que passa precisamos adaptar a forma como nos comunicamos com o público que acompanha os nossos canais de comunicação. Não basta apenas publicar conteúdos, é necessário construir uma relação amigável entre marca e consumidor.

Nesse artigo, eu cito alguns pontos fundamentais para manter uma boa relação nas redes sociais e ampliar as possibilidades de parcerias e novos negócios. Confira:

O formato de comunicação influencia completamente na relação marca x consumidor, pois você precisa entender qual o tom de voz, qual formato de linguagem se adapta melhor ao seu grupo de seguidores. Não adianta manter uma comunicação formal, se as pessoas que acompanham os seus canais de comunicação não buscam esse tipo de comunicação. Por isso, é importante entender o público que está presente nos canais, realizar pesquisas e testes constantes.

Ser gentil e amigável humaniza a marca e aproxima o seguidor. O modo como o consumidor vê a marca é o que fará a diferença no processo de fidelização, porque ele precisa se identificar com o propósito, com as ações, conteúdo e comunicação daquela marca. O Branding precisa ser trabalhado de forma eficaz para tornar a marca inesquecível.

Procure falar em primeira pessoa para pessoalizar e aproximar o seguidor da marca. Transforme a comunicação, faça o leitor sentir que faz parte daquela história, que é o protagonista. Confira algumas dicas nesse artigo: Como utilizar técnicas de Storytelling.

Outro ponto fundamental é gerar conteúdo de valor nos canais de comunicação. Quando o conteúdo é bom os seguidores engajam, ou seja, realizam uma ação que pode gerar um comentário e, consequentemente, começa o processo de comunicação entre a marca e o seguidor. Sempre bom lembrar que a marca precisa estar atenta aos comentários e mensagens recebidas. É importante que a resposta ocorra sempre em curto prazo, assim o algoritmo das redes sociais entende que aquela publicação está tendo um engajamento bom e sugere o conteúdo para outras pessoas.

O cliente precisa estar no centro da estratégia, portanto, o atendimento precisa ser ágil e pessoalizado. Lembre-se de chamar as pessoas pelo nome, as vezes na correria podemos falhar nesse ponto, mas é extremamente importante incluir essa prática nas relações digitais.

A proximidade com seguidores também pode ocorrer em lives no Instagram, por exemplo. A marca pode utilizar essa funcionalidade das redes sociais focando em se aproximar dos seguidores através da presença ao vivo e da interação do momento, porém, lembre-se que os seguidores também podem contribuir participando da live. Convide seguidores que têm algo em comum com a sua marca para um bate-papo. Por exemplo: contadores, colegas advogados, médicos em ações específicas como outubro rosa. Construa possibilidades dentro do seu negócio utilizando as ferramentas que as redes sociais oferecem. Confira o artigo “Como organizar lives de sucesso.”

Além dessas ações citadas acima, aproveito para salientar a importância de memorizar o nome das pessoas que admiram a sua marca. Não estou dizendo para decorar todos os nomes, contudo, saber quem são aquelas pessoas que estão presentes em todas as lives, que interagem com uma frequência maior nas publicações, pois essas pessoas são as porta-vozes da sua marca. Inclusive, esses seguidores podem se tornar parceiros de negócios.

Esses são alguns pontos que considero fundamentais para a aproximação e fidelização de seguidores nas redes sociais. Veja também duas sugestões de vídeos que complementam esse artigo.

Humanização x Relação com seguidores:

Como humanizar a marca do escritório jurídico:

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Olá, me chamo Maiara Trombini!

Empreendedora Digital, Instrutora de Cursos e Treinamentos, Mentora e Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Possui graduação em Produção Publicitária, Pós-Graduação em Marketing e Gestão de Clientes e é Pós-Graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Possui certificação em Inbound Marketing, Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Atua há mais de 11 anos em empresas e escritórios jurídicos, com ênfase na evolução e fortalecimento de marcas.

Idealizadora dos Cursos online Redes Sociais para AdvogadosProdução de Conteúdo na Advocacia e Como criar um produto digital do zero. Possui um Canal no Youtube chamado Marketing Jurídico na Prática.

Os seus artigos já foram publicados em vários canais de comunicação do Brasil como Jornal do Comércio, Coletiva.net, Editora Plenum, Portal Administradores, Consumidor RS, JusBrasil, Linklei, Poder Jurídico, Fanalaw Digital, além de ser citada como referência em diversos TCCs.

Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin

Um abraço!

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