Artigos

Como utilizar técnicas de Storytelling?

Primeiramente, vamos entender o que é Storytelling?

É uma ferramenta de marketing utilizada para contar histórias e gerar conexão entre o locutor e o interlocutor. O storytelling pode ser utilizado em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem.

O intuito é fazer as pessoas sentirem emoção e se identificarem com a história. Por isso, a história precisa ser memorável. A narrativa precisa ter início, meio e fim e ser bem articulada para prender a atenção do público.

Vamos conferir algumas dicas para produzir conteúdo utilizando técnicas de storytelling:

O conteúdo precisa ter uma introdução – fale sobre o contexto da história, do que se trata;

O próximo passo é falar sobre o problema – qual o problema? o que aconteceu?

Depois é a vez do desafio – por quais percalços você passou na trajetória do problema?

Por fim, é o desfecho da história, a resolução do problema, a solução – como você conseguiu resolver o problema?

Se você estiver falando de algum produto ou serviço, insira os pontos positivos e até mesmo provas sociais (depoimentos de clientes). O storytelling pode ser utilizado em publicações nas redes sociais, campanhas publicitárias, anúncios de jornais, revistas, teasers em formatos de vídeos, textos, imagens, em página de vendas de produtos online, e muito mais.

Pontos importantes que devem ser lembrados sempre ao utilizar o storytelling:

– Seja criativo;

– Não iluda o leitor com histórias irreais;

– Não minta, seja honesto;

– Não exagere, não romantize demais o conteúdo;

– Seja autêntico! Não vá na onda de modinhas e conteúdos clichês. Ex: Textos que falam apenas de sucesso.

Essas foram algumas dicas para você aprender um pouco mais sobre storytelling. Aproveite para assistir o vídeo “Como utilizar técnicas de storytelling“:  

_____________________________________________

Olá, me chamo Maiara Trombini!

Sou empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Também ministro Treinamentos e Cursos online. Atuo há mais de 10 anos na área de marketing e comunicação. Resolvi empreender em 2016 e foi a melhor a decisão da minha vida. Lancei nos últimos dois anos os cursos presenciais e online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Produção de Conteúdo na Advocacia. Já passaram pelos meus cursos e palestras mais de 1.400 profissionais alcançando mais de 600 escritórios jurídicos. Também sou idealizadora do Canal no Youtube Marketing Jurídico na Prática.

Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin

Um abraço!

Compartilhe este post
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *