Primeiramente, vamos entender o que é Storytelling?
É uma ferramenta de marketing utilizada para contar histórias e gerar conexão entre o locutor e o interlocutor. O storytelling pode ser utilizado em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem.
O intuito é fazer as pessoas sentirem emoção e se identificarem com a história. Por isso, a história precisa ser memorável. A narrativa precisa ter início, meio e fim e ser bem articulada para prender a atenção do público.
Vamos conferir algumas dicas para produzir conteúdo utilizando técnicas de storytelling:
O conteúdo precisa ter uma introdução – fale sobre o contexto da história, do que se trata;
O próximo passo é falar sobre o problema – qual o problema? o que aconteceu?
Depois é a vez do desafio – por quais percalços você passou na trajetória do problema?
Por fim, é o desfecho da história, a resolução do problema, a solução – como você conseguiu resolver o problema?
Se você estiver falando de algum produto ou serviço, insira os pontos positivos e até mesmo provas sociais (depoimentos de clientes). O storytelling pode ser utilizado em publicações nas redes sociais, campanhas publicitárias, anúncios de jornais, revistas, teasers em formatos de vídeos, textos, imagens, em página de vendas de produtos online, e muito mais.
Pontos importantes que devem ser lembrados sempre ao utilizar o storytelling:
– Seja criativo;
– Não iluda o leitor com histórias irreais;
– Não minta, seja honesto;
– Não exagere, não romantize demais o conteúdo;
– Seja autêntico! Não vá na onda de modinhas e conteúdos clichês. Ex: Textos que falam apenas de sucesso.
Essas foram algumas dicas para você aprender um pouco mais sobre storytelling. Aproveite para assistir o vídeo “Como utilizar técnicas de storytelling“:
_____________________________________________
Olá, me chamo Maiara Trombini!
Sou empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Também ministro Treinamentos e Cursos online. Atuo há mais de 10 anos na área de marketing e comunicação. Resolvi empreender em 2016 e foi a melhor a decisão da minha vida. Lancei nos últimos dois anos os cursos presenciais e online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Produção de Conteúdo na Advocacia. Já passaram pelos meus cursos e palestras mais de 1.400 profissionais alcançando mais de 600 escritórios jurídicos. Também sou idealizadora do Canal no Youtube Marketing Jurídico na Prática.
Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin
Um abraço!