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5 Práticas de atendimento no WhatsApp

Separei cinco dicas de atendimento em uma das ferramentas mais utilizadas no mundo. O WhatsApp é um canal de comunicação muito útil para mensagens rápidas, porém são necessários alguns cuidados na relação advogado x clientes. Confira abaixo cinco itens listados:

1º Não misture clientes e pessoas que não se conhecem em grupos. Os grupos são ferramentas que devem ser utilizadas com a autorização de quem irá participar, e misturar pessoas que não se conhecem em grupos é totalmente inadequado. Antes de criar um grupo é necessário consultar as pessoas e solicitar a devida autorização para inclusão. Muitas vezes o próprio cliente solicita a criação de um grupo no WhatsApp com o intuito de facilitar a comunicação entre ambos, nesse caso haverá um consenso entre todos.

2º Não envie conteúdo sem autorização. Desenvolva uma comunicação saudável com o seu cliente. Pergunte ao cliente se ele gostaria de receber artigos, notícias e outros conteúdos específicos do escritório. Você pode desenvolver um formulário de pesquisa no próprio Google Formulários para envio aos clientes, com o objetivo de saber se eles autorizam o envio de conteúdo. Você também pode perguntar pessoalmente ao cliente em alguma ocasião informal como um encontro para um café, em eventos ou até mesmo em alguma reunião. Além disso será importante cuidar a periodicidade de envio. Estabeleça metas para a prática de divulgação de conteúdo pelo WhatsApp ou por E-mail. Por exemplo: a cada 15 dias você pode enviar o informativo do escritório, algum artigo, vídeo ou novidades como palestras ministradas pelo próprio escritório. Conheça o Curso online Produção de Conteúdo na Advocacia e aprenda técnicas para produzir conteúdo eficaz para os seus clientes.

3º Cuidado ao falar sobre ideologias. Tenha cautela para falar sobre assuntos como política, sexo ou religião com os seus clientes no WhatsApp. Nem todo mundo possui a mesma opinião e falar sobre ideologias ou crenças pode gerar um desconforto imenso entre ambas as partes. Falar sobre ideologias com amigos já se torna muitas vezes difícil, imagina com o cliente! Pode acontecer até mesmo de perder um cliente em virtude de opiniões contrárias, por isso recomendo não misturar as situações.

4º Tenha um número exclusivo para atender ao cliente. Procure não misturar os contatos profissionais e pessoais. O ideal seria ter um contato para atender os clientes e outro para atender familiares e amigos. Você pode utilizar o WhatsApp Business para atender os seus clientes e até mesmo configurar uma mensagem de entrega com horários de atendimento. Na relação cliente x contratado é importante estabelecer algumas regrinhas. Educar o cliente faz parte de qualquer processo de atendimento! As pessoas não podem viver 24h disponíveis para o cliente.

5º Utilize uma foto profissional no seu WhatsApp Empresarial. Procure personalizar as suas ferramentas de comunicação com o cliente, utilize uma foto mais formal, evite fotos com a família, fotos com roupas sensuais e em festas. Cuide da sua imagem! Afinal você atenderá clientes e prospects nesse contato. A imagem que queremos transmitir deve estar coerente com a imagem que transmitimos em nossas redes sociais e nossa postura fora delas. Confira ao vídeo a importância da foto profissional na advocacia.

Espero que você tenha gostado das dicas. Esse conteúdo também está disponível em formato de vídeo. Confira! Não esqueça de se inscrever no meu Canal do YouTube e acompanhar os vídeos que disponibilizo todo domingo, às 18h.

 

 

Maiara Trombini possui uma empresa de Treinamentos e Mentoria em Marketing Estratégico e Marketing Jurídico há quase três anos, com atuação no mercado brasileiro focada no fortalecimento da marca de bancas jurídicas. Lançou nos últimos dois anos os cursos presenciais e online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Produção de Conteúdo na Advocacia. Já passaram pelos seus cursos e palestras mais de 500 profissionais alcançando mais de 200 escritórios jurídicos. Maiara atua há mais de 10 anos em empresas e escritórios jurídicos, com ênfase na evolução e fortalecimento de marcas, planejamento e desenvolvimento de ações focadas na comunicação mercadológica. Idealizadora do Canal Marketing Jurídico na Prática.

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