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Premiações Jurídicas: como seu escritório pode se preparar

A cada ano que passa, grandes escritórios nacionais e internacionais publicam em suas redes sociais, com muito orgulho, suas premiações e selos dentro de editoriais voltados à área jurídica.  A repercussão no mercado é enorme e estar entre os mais admirados é uma grande exposição, que se bem trabalhada, pode render ótimos negócios. Quem é da área jurídica concorda da honra e orgulho que é ser citado nos badalados prêmios nacionais e internacionais e que vale cada esforço e tempo despendido. Ser reconhecido nas matérias atendidas, além de fortalecer a imagem do escritório melhora a reputação dos mesmos perante o público-alvo. Na advocacia, é fundamental transmitir aos clientes e prospects credibilidade e alinhamento entre a essência da identidade organizacional jurídica e os novos caminhos a serem traçados diante da inovação e novas metodologias aplicadas. Portanto, estar atento às premiações e reconhecimentos deve fazer parte do planejamento estratégico das bancas jurídicas e ser implementada junto às ações de marketing jurídico. Os escritórios e advogados devem analisar a participação em premiações como algo extremamente favorável para as suas carreiras e avaliar cada vez mais a possibilidade de participação.

Não há dúvidas de que o processo de preparo para preenchimento de formulários é um trabalho demorado e que demanda disposição, não apenas de um sócio ou colaborador, mas de toda uma equipe interna mobilizada nesse sentido.

Acaba sendo muito comum escritórios de pequeno e médio porte, com menos capital humano, não perceberem a possibilidade e a real importância de participarem de premiações conceituadas no meio jurídico. Normalmente, não conseguem alocar tempo para organizarem suas respectivas participações. No entanto, todos podem participar, basta organizar um roteiro com antecedência. Para ajudar, separamos algumas dicas que podem ser valiosas para a organização e planejamento do escritório em premiações nacionais e internacionais:

 

  • Escolha as áreas de destaque do escritório

Identifique as áreas de atuação que o seu escritório se destaca ou que possua cases de sucesso ou em curso. Se seu escritório atua em uma área específica, identifique demandas processuais ou não, que tenham ou estejam sendo inovadoras e de grande relevância e com grandes possibilidades de sucesso. Importante salientar, que não se tratam apenas de demandas finalizadas ou processos com trânsito em julgado, falamos aqui também em demandas em curso.

Selecione quais prêmios são os mais importantes para participar. Se for a primeira vez que o escritório participa, procure selecionar um ou dois, comece devagar e com qualidade.

  • Envolva a equipe interna

Analise e estabeleça com os sócios e colaboradores quem irá participar do projeto elegendo quem fará o preenchimento de formulários, redação dos cases e revisão geral para aprovação final. Será uma boa estratégia formar um grupo de estudos ou comitê interno para terem resultados efetivos no cronograma de ações.

  • Estabeleça prazos

O cronograma de atividades com as datas e prazos finais para a equipe envolvida deve ser elaborado pelo responsável do projeto assim que forem publicados os calendários das premiações. Identifique se a premiação que se busca necessita de cases e indicação de clientes, ou se será necessário apenas indicação por parte dos clientes.  O cumprimento dos prazos é fundamental para a organização. Portanto, trate como prazo processual!

  • Consultas periódicas aos sites dos editoriais

A verificação do calendário de submissão deverá ser periódica. Os calendários de submissão por vezes são publicados com pouca antecedência, para evitar correria, tome como base as datas do ano anterior, pois elas tendem a se repetir, e acesse os sites periodicamente até que se confirme o calendário.

  • Logins e Formulários

Cadastrar com antecedência login e senha para o upload dos documentos é primordial na participação do escritório em rankings jurídicos, bem como fazer o download da última versão dos formulários de submissão. Desta forma, terá a certeza de que o modelo que está sendo utilizado é a última versão disponibilizada.

  • Seja “visível” para os pesquisadores

Será importante que o escritório esteja registrado no mailing list do ranking que se busca e que o nome da pessoa responsável pelo processo de submissão esteja listado como contato. Durante o processo de participação no respectivo ranking será fundamental receber as notificações dos pesquisadores, notícias e atualizações do calendário para se ter ciência de eventuais alterações.

  • Contrate um profissional especializado

O processo de pesquisa para participar das premiações jurídicas normalmente são complexos e demorados. Muitas vezes o tempo disponível para advogados atuarem em demandas organizacionais, de gestão e marketing jurídico, se torna curto em função das atividades jurídicas. Neste processo, ter um profissional especializado para apoiar o escritório na preparação das informações pode garantir melhores resultados no posicionamento da banca jurídica nos rankings escolhidos.  

Com essas informações, vale a pena despender um tempo e pesquisar os rankings jurídicos que estão alinhados com o propósito do seu escritório estabelecendo assim, uma meta de participação. Cada vez mais, o mercado está atento aos escritórios com reconhecimento. Com certeza alinhar uma estratégia de participação trará bons resultados quanto à visibilidade empresarial e efetividade na aproximação com clientes e prospects.

 

Cristina Rosenbaum – Consultora em Gestão para escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos.  Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com MBA em Direito da Empresa e da Economia, tem mais de 15 anos de experiência na formação e gestão de equipes jurídicas. Responsável por projetos que elevaram o nível de conhecimento e exposição de escritórios. Possui vasto conhecimento e vivência em gestão jurídico organizacional, desde formação de equipes, criação de indicadores, metas, padronização de procedimentos internos, atendimento de excelência aos clientes, reestruturação da área jurídica ou equipe, implantação e treinamento de controladoria jurídica. Participou de cursos no Brasil e no exterior a respeito de tecnologia voltada ao setor jurídico. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cristina-rosenbaum

Maiara Trombini – Empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico, Marketing Jurídico e Palestrante. Produtora Publicitária e Especialista em Marketing e Gestão de Clientes. Idealizadora dos projetos Curso Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Café com Mentoria. Autora de artigos, cursos e palestras voltados ao Marketing Jurídico. Possui certificação internacional em Inbound Marketing pela HubSpot. Saiba mais em: www.maiaratrombini.com.br

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