Neste artigo, você vai conferir algumas estratégias de marketing jurídico para o ano de 2021. Vivemos um ano atípico e desafiador em 2020, a pandemia mostrou a importância de ter um negócio inserido no mundo digital. Escritórios jurídicos que não utilizavam estratégias digitais para alavancar a marca jurídica tiveram que se adaptar rapidamente buscando auxílio de profissionais de marketing. Para alguns escritórios, até mesmo as reuniões online foram desafiadoras, porque não utilizavam plataformas como Zoom e Google Meet, por exemplo.
Este é o terceiro artigo que escrevo com algumas dicas para o próximo ano, procurei compilar algumas estratégias importantes para serem aplicadas ao longo do ano. Confira:
Experiência do Cliente – Customer Experience
A experiência do cliente é um dos pontos fundamentais para mantê-lo como cliente, e não basta apenas atendê-lo bem, é necessário ir além. Com a evolução tecnológica e acesso à Internet, o cliente está se tornando cada vez mais ominichannel, porque está conectado em diferentes canais de comunicação tanto no on-line quanto no off-line. Por isso, o seu escritório jurídico também precisa manter este alinhamento em ambos os universos, que estão completamente interligados.
Veja alguns pontos importantes para melhorar a experiência do cliente:
- Entender quem são as personas do escritório jurídico;
- Realizar pesquisas de satisfação periodicamente;
- Entregar conteúdos informativos nas redes sociais, site do escritório e em outras mídias;
- Customer Centric – o cliente no centro da estratégia do escritório jurídico. Sempre pensando na identificação de novos serviços e produtos. Quando o escritório conhece a necessidade do cliente fica mais fácil de identificar novas soluções;
- Proximidade com o cliente através da comunicação humanizada. Esteja ao lado do cliente;
- Mobilidade – analise os canais de comunicação a fim de garantir que o site tenha uma navegabilidade boa, é responsivo, e o acesso é rápido, via mobile e desktop?
- O “tom de voz” da marca precisa ser o mesmo em todos os canais de comunicação. Entenda qual linguagem é mais adequada para o grupo de personas. A comunicação precisa ser clara e objetiva;
- O escritório jurídico realiza estratégias diferenciadas através do estudo da jornada do cliente? Entenda o que é jornada do cliente e como aplicar na advocacia e como mapear no seu escritório;
- Mantenha a comunicação interna bem alinhada. As pessoas precisam ser treinadas. Jamais transmita uma imagem de falta de comunicação entre a equipe para o cliente;
- Automatização de processos – procure utilizar softwares específicos para integrar a comunicação, manter os dados cadastrais atualizados, gerar relatórios, identificar melhorias e muito mais. Existem várias plataformas no mercado para integração ominichannel.
Confira também o vídeo: Marketing Jurídico para 2021 – Experiência do Cliente
Diferenciação através do Legal Design
Legal Design é a utilização do design centrado no ser humano e adaptado ao mundo do direito. Muitos escritórios jurídicos já estão utilizando técnicas de design para aperfeiçoamento visual em petições, termos de uso, relatórios, propostas, contratos, e materiais institucionais.
O Legal Design vem sendo utilizado nos materiais através da utilização de elementos visuais como ícones, QR-Code, cores relacionadas à identidade visual, gráficos, vídeos, sumários em link e uma estruturação mais concisa e resumida para uma melhor experiência e agilidade junto aos juízes e clientes.
O Legal Design possui total conexão com o Design Thinking, que possui como foco humanizar as relações, simplificar e proporcionar experiências diferentes e focar na criação de produtos jurídicos mais úteis ao cliente.
Confira mais sobre Legal do Design no vídeo 2 – Estratégias de Marketing Jurídico para 2021 – Legal Design
Intensifique a utilização das Redes Sociais
As redes sociais possuem papel fundamental na construção do posicionamento de uma marca jurídica no mercado. Não dá para pensar em expandir o marketing jurídico sem utilizar as redes sociais. O mundo está conectado, os clientes estão conectados. Seu escritório jurídico precisa estar presente e se posicionar nas redes sociais. É claro que, inicialmente, é necessário entender onde está a persona do seu negócio para estruturar estratégias assertivas. Entenda mais o que é persona e como identificar no seu negócio.
Falando especificamente em redes sociais, o Instagram, por exemplo, está se tornando muito completo. A plataforma está inovando com novas funcionalidades. O ano de 2020 foi o ano das lives e elas chegaram realmente para ficar. Utilizar a estratégia de lives ajuda a estreitar a relação com a sua audiência, além de fortalecer a marca profissional ou pessoal.
Está em teste na Ásia o Live Rooms que são lives com até 4 pessoas. Essas lives poderão ser salvas e arquivadas por um período de 30 dias. Imagine que incrível organizar um workshop no próprio Instagram! Seguem algumas estratégias para utilizar nas redes sociais em 2021:
– Faça lives em parceria para divulgar a marca em ambas as contas;
– Planeje as suas lives com antecedência – divulgue-as por pelo menos dois dias;
– Escolha temas que tenham relação com o que você faz. O foco é distribuir conteúdo informativo, porém, que esteja de acordo com o grupo de personas e com a estratégia do escritório;
– Escolha dias específicos para fazer lives – veja nas métricas do Instagram, em quais dias da semana e horários a sua audiência está mais ativa na rede;
– Interaja com a audiência durante a live;
– Escolha temas que estejam em voga. Exemplo: se você atende aposentados – faça uma live sobre a reforma da previdência, leve as últimas notícias sobre o assunto;
– Organize eventos no próprio Instagram aproveitando o espaço gratuito que a rede social oferece.
Outro ponto importante, procure utilizar todas as funcionalidades que o Instagram disponibiliza como Stories, IGTV, Feed e Reels.
Publique conteúdos com periodicidade, tenha consistência, seja ativo na rede. Não seja apenas um telespectador. Você precisa utilizar as funcionalidades para ter um bom engajamento e crescer o seu perfil. Clique aqui para aprender mais sobre Produção de Conteúdo na Advocacia.
No Reels, você consegue inserir vídeos de até 30 segundos. No IGTV, vídeos de até 1h. Pense na possibilidade de inserir legendas nos vídeos curtos, pois aumentam as chances de alcançar uma audiência maior. Aproveite para entender quais formatos de conteúdo chamam mais atenção da sua audiência, mas não esqueça que os vídeos seguirão em alta.
Não esqueça de utilizar o Linkedin para fortalecer a sua marca pessoal e profissional. No ano de 2020, o Linkedin liberou a funcionalidade Newsletter para alguns usuários, o que possibilitou uma aproximação maior entre as marcas e a audiência. Se você ainda não tem acesso, aproveite a funcionalidade “artigos”, pois é um espaço para conteúdos mais densos e ajuda a criar autoridade no seu nicho de atuação. O Linkedin Live é uma outra oportunidade para gerar conexão e aumentar o engajamento do perfil na rede. Aprenda mais sobre Redes Sociais no Curso online Redes Sociais para Advogados.
Aproveite e confira o vídeo 3 – Estratégias de Marketing Jurídico para Redes Sociais – 2021
Utilização de Metodologias ágeis
As metodologias ágeis surgiram na indústria de software e se espalharam para o mundo dos negócios e gestão. Elas prezam pela velocidade e adaptação/ajustes nos processos, projetos e produtos para gerar inovação e resultados estratégicos e financeiros. Uma das metodologias ágeis mais conhecidas é o SCRUM utilizado em empresas do mundo do todo.
Pontos positivos na advocacia:
- Elas podem contribuir para uma maior produtividade e fidelização de clientes na advocacia;
- Descentralização das atividades do líder;
- Trabalho em equipe, motivação dos profissionais e incentivar a participação dos advogados na tomada de decisão;
- Também possibilita maior liberdade por parte dos advogados na gestão das demandas, prazos e processos. Ou seja, o profissional ganha mais autonomia para trabalhar;
- Reuniões diárias de 10 a 15 minutos para compartilhar as tarefas, gerar interação entre a equipe, alinhamento da comunicação, revisão de prazos e muito mais.
Veja também o vídeo 4 – Estratégias de Marketing Jurídico para 2021 – Metodologias Ágeis
Distribuição de conteúdo em diversos formatos
Procure analisar quais formatos de conteúdo chamam mais atenção da sua audiência. Os podcasts, por exemplo, tiveram um crescimento muito grande no Brasil, o que pode ser algo interessante para escritórios jurídicos. Gostaria de lembrar que antes de criar um canal em qualquer mídia, é necessário entender se o grupo de personas utiliza aquele canal e se ele irá atingir as pessoas certas. Por isso, é essencial realizar um estudo prévio, assim a estratégia não se torna falha.
Não esqueça que um conteúdo pode ser distribuído de diversas formas, pois você pode criar um conteúdo raiz e distribuí-lo em diversas mídias e em diferentes formatos. Lembre-se, que todos os artigos produzidos devem estar no site do escritório para gerar tráfego para o site e melhorar o posicionamento no Google, além de ser um meio de comunicação do escritório para com o mercado.
Também não posso esquecer de mencionar neste artigo o crescimento dos Webinars. Essa é uma estratégia que seguirá, também é uma oportunidade para disseminar conteúdo informativo para os clientes. As palestras ao vivo devem ser planejadas com antecedência, divulgadas em todos os canais de comunicação, enviadas aos clientes e demais interessados. Você pode utilizar plataformas como Hotmart, Sympla e Zoom para realizar as transmissões.
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Confira também o vídeo nº 5 – Estratégias de Marketing Jurídico para 2021 – Produção de Conteúdo
Bom, espero que este artigo tenha sido útil para você. Semanalmente, eu compartilho conteúdos no Canal Marketing Jurídico na Prática. Não deixe de acompanhar o canal. Clique aqui para se inscrever.
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Estratégias de Marketing Jurídico para 2020
12 Dicas de marketing jurídico para melhorar o posicionamento do seu escritório jurídico em 2019
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Olá, me chamo Maiara Trombini!
Empreendedora Digital, Instrutora de Cursos e Treinamentos, Mentora e Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Possui graduação em Produção Publicitária, Pós-Graduação em Marketing e Gestão de Clientes e é Pós-Graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Possui certificação em Inbound Marketing, Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Atua há mais de 11 anos em empresas e escritórios jurídicos, com ênfase na evolução e fortalecimento de marcas.
Idealizadora dos Cursos online Redes Sociais para Advogados, Produção de Conteúdo na Advocacia e Como criar um produto digital do zero. Possui um Canal no Youtube chamado Marketing Jurídico na Prática.
Os seus artigos já foram publicados em vários canais de comunicação do Brasil como Jornal do Comércio, Coletiva.net, Editora Plenum, Portal Administradores, Consumidor RS, JusBrasil, Linklei, Poder Jurídico, Fanalaw Digital, além de ser citada como referência em diversos TCCs.
Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin
Um abraço!