Artigos

Aspectos essenciais no Empreendedorismo

Ser empreendedor é o sonho de muita gente, mas o que muita gente não sabe é que existem alguns pontos-chave no empreendedorismo. Antes de pensar em abrir sua empresa é importante refletir e identificar o modelo de negócio que irá seguir, construir um planejamento, identificar oportunidades e riscos, identificar as ações de marketing, listar seus concorrentes, estudar o mercado que deseja alcançar e estar preparado para os desafios do dia a dia.

Listei alguns aspectos importantes no empreendedorismo:

1º Perfil empreendedor: Nem todo mundo nasce com perfil empreendedor, pois as pessoas são diferentes. Muitas se identificam com concursos públicos, outras com trabalho em empresas de terceiros, e aquelas que nascem para construir suas próprias empresas. Também existem profissionais que possuem espírito empreendedor, porém optam em trabalhar em empresas privadas, esses são chamados de intraempreendedores.

2º Visão estratégica: Os profissionais que resolvem empreender precisam ter visão estratégica e enxergar além do que está à sua frente. É necessário pontuar os pontos positivos e negativos de sua carreira e negócio. Empreender não é atirar para todos os lados e sim ter planejamento, direcionamentos corretos, saber o público-alvo, onde está e aonde deseja chegar, segmentos e áreas de atuação definidos, posicionamento de mercado e estrutura psicológica para enfrentar os prós e contras do empreendedorismo.

3º Resiliência: Estar atento às mudanças e saber aceitar com humildade. Ter vontade de aprender novas ações, direcionar pensamentos e possibilidades para o novo. Ser capaz de concretizar novas ideias, projetos e parcerias com dinamismo e perspicácia.

4º Qualificação: A busca pela qualificação deve estar sempre no pensamento do empreendedor. Hoje em dia as coisas mudam com muita rapidez e estar atento e receptivo ao processo de inovação se torna inevitável.

5º Foco: No empreendedorismo é necessário possuir metas e objetivos bem definidos, identificar o propósito da empresa, os valores, além de planejar e prever o crescimento empresarial. Saber dizer não quando for preciso também faz parte do foco, ou seja, ter em mente que é imprescindível saber o direcionamento correto que a sua empresa almeja.

6º Determinação e persistência: Empreender também exige determinação e persistência, saber enxergar as oportunidades e lutar para alcançar o resultado desejado. Acordar de manhã determinado a fazer algo novo, listar suas atividades e conseguir atingir os seus objetivos. Para ser um empreendedor de sucesso, a determinação deve ser um dos pontos focais na rotina.

7º Networking: Construir uma rede de contatos é inevitável no mundo corporativo e de negócios. Muitos resultados podem surgir através de networking eficiente, e você deve estar apto a construir uma rede eficaz e positiva para o seu negócio.

Espero que estas dicas possam contribuir para o sucesso do seu negócio. Ser empreendedor não é fácil, mas é preciso um pouco de cada item listado no dia a dia. Desejo sucesso e vida longa ao seu negócio!

Maiara Trombini – Especialista em Marketing e Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico.

www.maiaratrombini.com.br

Compartilhe este post
Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *