Artigos

O crescimento do mercado de startups no Brasil – O que é uma Startup?

Você vai ler nesse artigo uma entrevista sobre o ecossistema das Startups no Brasil.

ecossistema das startups não para de expandir no Brasil. Existem empresas de diversos segmentos em destaque no mercado com projetos inovadores e grandes perspectivas de crescimento. O cenário das startups está em um ritmo tão acelerado, que só no Brasil existem 11 unicórnios (startups de capital privado avaliadas em um valor igual ou superior a US$ 1 bilhão), sem falar na fintech Nubank que até o momento é o único decacórnio brasileiro avaliada em mais de US$ 10 bilhões.

Vários especialistas relatam que 2020 é considerado um ano de transição para o ecossistema das startups brasileiras, no qual outras tantas empresas poderão surgir e a lista de unicórnios aumentar.

Pensando em trazer informações interessantes sobre esse universo, convidei para uma entrevista em formato de live no Instagram o Dr. Rodrigo Bon Talgeadvogado e especialista em Direito Empresarial e Startups. Conversamos durante quase uma hora sobre esse universo empreendedor e repleto de inovação, que são as startups. Nesse artigo, você tem a oportunidade de conferir um breve resumo da entrevista.

1 – O que é uma startup?

R: Aqui eu costumo sempre dizer que startup é uma empresa como outra qualquer (juridicamente falando), que tem como diferencial das empresas ditas tradicionais, o seu modelo de negócio. É um modelo de negócio enxuto, dinâmico, que se propõe a resolver um problema de maneira inovadora, democrática e escalável, geralmente apoiada no uso da tecnologia.

2 – O que esperar do mercado de startups para 2020?

R: A consolidação do setor. O ecossistema de startups vem ganhando força. Grandes players mundiais (a exemplo do Softbank) estão investindo pesado em mercados como o Brasil, então em 2019 houve um “boom” de startups e a previsão para 2020 é que se mantenha em pleno crescimento e aconteça a consolidação, com a maturidade do ecossistema, deixando pra trás de vez a ideia de que isso é só uma moda.




3 – O que é necessário para abrir uma startup?

R: Pelo lado jurídico, os mesmos cuidados que se tem para abrir qualquer empresa. Quem sempre atuou no Direito Societário não tem qualquer novidade na abertura de uma Startup. Modernizaram-se alguns contratos (como memorando de entendimento entre sócios, como contratos de investimento) e só.

Pelo lado do empreendedor, há que ter um time de pessoas esforçadas e criativas, que possibilite sair de problemas e burocracias sem uso de grandes recursos financeiros e que sejam resilientes.

4 – Poderia explicar para a nossa audiência o que são startups unicórnios? R: São aquelas que tem valor de mercado superior a 1 bi de dólares. Foi utilizada esta alcunha pela primeira vez em 2013.

5 – Qual o papel do advogado na abertura de uma startup? R: Orientar, trazer informação de maneira clara e objetiva. A atuação vai além da confecção de documentos jurídicos (contratos), pois a abertura de uma startup tem muito a ver com a estratégia e modelo de negócio definido pelos empreendedores, então a visão estratégica é fundamental para iniciar corretamente a empresa, já contando com uma visão ampla do negócio, prevendo seu crescimento em escala no médio prazo.

 6 – O que é necessário para atuar no setor de startups? R: Atuar de maneira disruptiva. O advogado que quer atuar com este público tem que entender que os documentos jurídicos são secundários. O que estes empreendedores precisam é de orientação, de parceria com o jurídico, da estruturação da empresa como um todo e de uma visão global do profissional, que deve saber encaixar cada produto no momento certo da necessidade do empreendedor.

 7 – Quais os primeiros passos para uma empresa investir nesse setor? R: Para o lado do investidor, é necessário sempre ter uma boa avaliação da startup na qual quer investir. Checar, através de uma due diligence quais são os pontos fortes e de atenção e trabalhar junto ao empreendedor mecanismos de diminuição de riscos e regras para que o negócio se perpetue depois do investimento, a exemplo de vinculação do aporte financeiro a áreas específicas ou que os fundadores da startup não possam sair do negócio por um período de tempo, dentre outras estratégias a minimizar o risco do investidor.

Confira a live completa:

Agora que você sabe um pouco mais sobre o universo das startupscompartilhe esse conteúdo e acompanhe as nossas redes sociais. #startups #startupbrasil #inovação

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Rodrigo Bom Talge

Advogado que conta com mais de 15 anos de experiência e vivência no mercado jurídico-empresarial, especializado em Direito Empresarial com ênfase em Direito Societário (fusões e aquisições, due diligence, contratos, memorandos, etc.).

Desde 2016 atuando estrategicamente para startups, inovando na maneira de prestar o atendimento, que é voltado ao empreendedor, propondo soluções 360º não somente de âmbito jurídico, mas também estratégico e comercial, contando com uma rede de empreendedores parceiros em todas as áreas necessárias para tirar uma ideia da cabeça e transforma-la em um negócio de sucesso.

Palestras e Workshops nas áreas de responsabilidade civil, contratos comerciais, startups e Lei Geral de Proteção de Dados. Contato: rodrigo@bontalge.adv.br

Acompanhe o Rodrigo nas Redes Sociais: Linkedin Instagram 

 

Olá, me chamo Maiara Trombini!

Sou empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Também ministro Treinamentos e Cursos online. Atuo há mais de 10 anos na área de marketing e comunicação. Resolvi empreender em 2016 e foi a melhor a decisão da minha vida. Lancei nos últimos dois anos os cursos presenciais e online Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Produção de Conteúdo na Advocacia. Já passaram pelos meus cursos e palestras mais de 1.400 profissionais alcançando mais de 600 escritórios jurídicos. Também sou idealizadora do Canal no Youtube Marketing Jurídico na Prática.

Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin

Um abraço!

Compartilhe este post
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *