ArtigosImprensa

O momento exige estratégias de marketing, inclusive na área jurídica.

As estratégias de marketing são essenciais, independente do segmento de atuação de uma empresa. Para a captação de novos clientes, uma boa estratégia pode ser um fator muito positivo e relevante na busca de melhores resultados e do fortalecimento da marca. Na atual situação econômica em que o país se encontra, muitas empresas vêm buscando ações focais, inclusive escritórios jurídicos.

Grandes marcas não crescem sozinhas, pois mesmo que seus produtos sejam bons, a visibilidade é um fator necessário. Existem vários tipos de marketing, sendo dois os mais comuns: direto e indireto.

Um exemplo de uma grande marca que transmite qualidade e desenvolvimento através do marketing é a Coca-Cola. Muitas vezes assistimos filmes onde o marketing indireto da marca é posto em ação em cenas onde aparecem pessoas consumindo a bebida ou em uma placa à beira de uma estrada.

Algumas empresas investem apenas no marketing direto através de estratégias mais ativas, que visam levar a imagem de forma explícita ao cliente para fortalecer as vendas e apresentar novos serviços. Essa abordagem constrói e facilita uma relação personalizada e duradoura com o cliente e seu público-alvo.

Estar atento às novas tendências e estratégias deve se tornar disciplina em qualquer empresa, porém muitas não possuem departamento de marketing, como é o caso de alguns escritórios jurídicos. A terceirização de serviços de marketing pode ser uma alternativa para o planejamento e alinhamento de novas ações, as quais devem estar de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB. As ações voltadas à geração e transmissão de conteúdo oportunizam aos escritórios se tornarem referência no mercado em suas áreas de atuação.

O planejamento de marketing e a execução das ações devem refletir o propósito da empresa. É importante analisar as ações que sua empresa ou escritório está desenvolvendo ou pretende desenvolver, objetivando alcançar e atingir o público desejado, gerar novas oportunidades e resultados.

 

Maiara Trombini – Especialista em Marketing e Consultora de Marketing Estratégico, com foco em Marketing Jurídico e Corporativo

 

Artigo publicado no Jornal do Comércio em 05.12.2016, no caderno Opinião.

Compartilhe este post
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email