As estratégias de marketing são essenciais, independente do segmento de atuação de uma empresa. Para a captação de novos clientes, uma boa estratégia pode ser um fator muito positivo e relevante na busca de melhores resultados e do fortalecimento da marca. Na atual situação econômica em que o país se encontra, muitas empresas vêm buscando ações focais, inclusive escritórios jurídicos.
Grandes marcas não crescem sozinhas, pois mesmo que seus produtos sejam bons, a visibilidade é um fator necessário. Existem vários tipos de marketing, sendo dois os mais comuns: direto e indireto.
Um exemplo de uma grande marca que transmite qualidade e desenvolvimento através do marketing é a Coca-Cola. Muitas vezes assistimos filmes onde o marketing indireto da marca é posto em ação em cenas onde aparecem pessoas consumindo a bebida ou em uma placa à beira de uma estrada.
Algumas empresas investem apenas no marketing direto através de estratégias mais ativas, que visam levar a imagem de forma explícita ao cliente para fortalecer as vendas e apresentar novos serviços. Essa abordagem constrói e facilita uma relação personalizada e duradoura com o cliente e seu público-alvo.
Estar atento às novas tendências e estratégias deve se tornar disciplina em qualquer empresa, porém muitas não possuem departamento de marketing, como é o caso de alguns escritórios jurídicos. A terceirização de serviços de marketing pode ser uma alternativa para o planejamento e alinhamento de novas ações, as quais devem estar de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB. As ações voltadas à geração e transmissão de conteúdo oportunizam aos escritórios se tornarem referência no mercado em suas áreas de atuação.
O planejamento de marketing e a execução das ações devem refletir o propósito da empresa. É importante analisar as ações que sua empresa ou escritório está desenvolvendo ou pretende desenvolver, objetivando alcançar e atingir o público desejado, gerar novas oportunidades e resultados.
Maiara Trombini – Especialista em Marketing e Consultora de Marketing Estratégico, com foco em Marketing Jurídico e Corporativo
Artigo publicado no Jornal do Comércio em 05.12.2016, no caderno Opinião.