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5 Dicas para escrever artigos na Advocacia

5 Dicas para escrever artigos na Advocacia - Maiara Trombini

Você já deve estar cansado de saber que a produção de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes e utilizadas pela área de marketing. O desenvolvimento de ações assertivas de produção intelectual para diversos canais de comunicação auxilia na expansão da marca e possui papel fundamental na construção de autoridade no mercado. Por isso, é tão importante destinar um tempo na agenda para produzir conteúdo. Confira 5 Dicas para escrever artigos na advocacia:

1) Escolha de um tema relevante: lembre-se que o conteúdo precisa ser útil, atrativo e estar relacionado ao que você faz. Também é necessário que você entenda sobre personas. Vamos recapitular o que são personas – personagem semifictício que representa o cliente que você gostaria de ter. Possui definição específica, detalhes sobre trabalho, hábitos etc. Você pode acrescentar dados dos próprios clientes na construção de novas personas para direcionar as estratégias de marketing de conteúdo.

2) Pesquise palavras-chave relacionadas ao tema: veja o que as pessoas estão buscando no Google e em outros buscadores como o próprio Youtube, por exemplo. O Google oferece algumas ferramentas gratuitas para a pesquisa de palavras-chave, sendo elas: Google Keyword Planner, Google Trends, Google Search Console. Saber o que as pessoas estão pesquisando na sua área de atuação facilitará muito no processo criativo e estratégico do seu conteúdo.


Vou citar alguns exemplos de pesquisas realizadas no Google Keyword Planner, no período de janeiro a julho de 2020. Os dados referem-se ao número de pesquisas mensais no âmbito Brasil:

 Palavras-chave:

divórcio online – 1 mil a 10 mil

recuperação de crédito – 1 mil a 10 mil

recuperação judicial – 10 mil a 100 mil

aposentadoria por invalidez – 10 mil a 100 mil

empréstimo online – 100 mil a 1 milhão

Os resultados das pesquisas são surpreendentes, por isso é necessário entender o que as pessoas estão pesquisando no Google, assim você conseguirá desenvolver conteúdos estratégicos para o site do escritório jurídico.

3) Estruture o seu artigo: chegou o momento de começar a escrever o artigo. Escolha um título atrativo, insira a palavra-chave que você deseja destacar, posteriormente, comece a estruturar o conteúdo com introdução, desenvolvimento e conclusão. O artigo pode ter mais de uma palavra-chave, desde que elas estejam relacionadas. Você pode inserir subtítulos no decorrer do artigo, listas numeradas, imagens, infográficos, podcasts, vídeos. Aprenda mais sobre artigos no Curso online Produção de Conteúdo na Advocacia.

Atente-se para o tamanho do título, procure inserir no máximo 62 caracteres para facilitar a visualização completa do título nos buscadores.

4) Insira backlinks e call to action: não esqueça de inserir pelo menos um call to action (chamada para ação). Na advocacia, você pode compartilhar um e-book, informativo do escritório, redes sociais. Também insira backlinks, que são hiperlinks direcionando para outros conteúdos de autoria do escritório ou de outras fontes.

5) Distribuição do conteúdo: após a revisão do conteúdo, publique no site do escritório e compartilhe nas redes sociais. Não esqueça que gerar tráfego para o site pode garantir novos negócios, portanto divulgue o link de acesso ao conteúdo. Você também pode disponibilizar em outros sites, contudo, lembre-se de inserir no final do artigo a informação sobre a publicação original. Exemplo: Este artigo foi originalmente publicado no site www…


Confira também o vídeo: Distribuição de conteúdo nas mídias digitais – estratégias de marketing de conteúdo

Espero que você tenha aprendido algo novo e que esse conteúdo contribua para o sucesso do seu escritório jurídico. Compartilhe esse artigo com outras pessoas.

Você pode assistir a esse vídeo para complementar o seu conhecimento sobre produção de artigos:

Olá, me chamo Maiara Trombini!

Empreendedora Digital, Instrutora de Cursos e Treinamentos, Mentora e Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Possui graduação em Produção Publicitária, Pós-Graduação em Marketing e Gestão de Clientes e é Pós-Graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Possui certificação em Inbound Marketing, Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Atua há mais de 11 anos em empresas e escritórios jurídicos, com ênfase na evolução e fortalecimento de marcas.

Idealizadora dos Cursos online Redes Sociais para AdvogadosProdução de Conteúdo na Advocacia e Como criar um produto digital do zero. Possui um Canal no Youtube chamado Marketing Jurídico na Prática.

Os seus artigos já foram publicados em vários canais de comunicação do Brasil como Jornal do Comércio, Coletiva.net, Editora Plenum, Portal Administradores, Consumidor RS, JusBrasil, Linklei, Poder Jurídico, Fanalaw Digital, além de ser citada como referência em diversos TCCs.

Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin

Um abraço!



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