Compartilho artigo publicado no canal Fenalaw Digital, onde consta a minha contribuição como especialista em Marketing Jurídico. O artigo traz como tema “Regras de marketing para escritórios de advocacia.”
As regras de marketing para escritórios de advocacia convergem para o objetivo de fazer publicidade com caráter informativo.
Redação Fenalaw | 11 Ago, 2020
Muitos advogados cometem o erro de acreditar que seus escritórios não podem fazer propaganda. Sim, existem regras de marketing para escritórios de advocacia, mas isso não compromete suas ações para amplificar o alcance do seu negócio.
Veja, a seguir, as principais regras para fazer marketing jurídico, inclusive o funcionamento das ações nas mídias digitais!
Regras de marketing para escritórios de advocacia
As regras de marketing para escritórios de advocacia estão previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB e no Provimento 94/2000.
De acordo com o artigo 28 do Código, “o advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
No provimento, o dispositivo preconiza que “é permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento”.
A regra principal, portanto, é fazer publicidade com caráter informativo para preservar a dignidade da profissão e a credibilidade do serviço.
Desta regra, saem as limitações do marketing para escritórios de advocacia, tais como:
Realizar publicidade em rádio ou televisão, exceto se a aparição for meramente educativa, sem propósito de promoção profissional ou pessoal;
Divulgar publicamente valor dos serviços, gratuidade e forma de pagamento;
Usar dizeres imperativos do comércio (“consulte-nos hoje mesmo!”);
Divulgar serviços de advogado em conjunto com outra atividade;
Promover-se em manifestação pública;
Ofertar consultas gratuitas no site;
Utilizar nomes de fantasia.
Uso de mídias digitais na advocacia
Maiara Trombini, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico e idealizadora do Canal no Youtube Marketing Jurídico na Prática, pontua que as regras de marketing para escritórios não limitam o advogado na construção da sua marca pessoal e profissional.
Para a consultora, “o profissional da advocacia deve estar atento ao mercado, ter visão sistêmica, empreendedora e acreditar cada vez mais no potencial que a tecnologia tem a oferecer. Apesar do código de ética não permitir a mercantilização, é possível estabelecer presença digital através do compartilhamento de conteúdos informativos, que possam sanar dúvidas da população e ao mesmo tempo divulguem o escritório de forma idônea”.
Neste ponto, o uso de mídias digitais ganha especial destaque, pois são os canais de comunicação com o público mais eficientes na atualidade.
Maiara destaca algumas práticas ao utilizar as mídias, como alinhar a marca ao propósito, ter um formato de comunicação coerente com o grupo de personas e ter um conteúdo inserido em uma estratégia (o que o escritório deseja transmitir).
Pensando no uso dessas mídias, muitos advogados se sentem inseguros em patrocinar posts. Será que é possível dentro das regras de marketing para escritórios de advocacia?
Posts patrocinados
Para Maiara, desde que se respeite a regra principal, que é de prezar pela divulgação de conteúdo informativo a quem deseja, o patrocínio de posts é possível. A especialista pontua que é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas com qualidade e criatividade das publicações patrocinadas, e com um investimento acessível.
Neste sentido, um parecer do Órgão Consultivo do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA abordou recentemente a publicidade da advocacia na plataforma Google Ads, permitindo seu uso por advogados, nos seguintes termos:
“A utilização do serviço de Anúncio de Texto do ‘Google Ads’ não viola norma deontológica da profissão. Isso porque esta modalidade de anúncio somente alcança usuários que procuram pelos serviços advocatícios; nesse caso (Anúncio de Texto do ‘Google Ads’), o potencial cliente é que está a procurar o advogado e não o contrário”.
As regras de marketing para escritórios de advocacia são claras. O advogado deve fazer o melhor proveito para conseguir bons resultados. Uma boa estratégia é utilizar o inbound marketing, que é focado em atração de público interessado por meio de conteúdo relevante.