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Como descobrir áreas promissoras na Advocacia?

Há poucos dias gravei um vídeo para o meu Canal do Youtube onde menciono algumas dicas para advogados que ainda não escolheram uma área de atuação específica na advocacia ou para aqueles que buscam inovar e atuar em outra área. Pois bem, essa é uma dúvida constante, principalmente porque envolve muitos pontos significativos para a carreira como a remuneração, criação de autoridade, identificação de estratégias de posicionamento de marketing etc.

O primeiro ponto importante para entender qual área seguir é identificar o que você gosta. Quais áreas de atuação chamam a sua atenção? Ao longo dos estudos na faculdade, é comum ter uma maior identificação com determinados assuntos e isso pode ser um norteador para a sua carreira jurídica. Procure listar os assuntos que você se identifica no âmbito jurídico, pesquise possibilidades e possíveis nichos.




Esteja atento ao que está acontecendo no mercado nacional, mundial e da sua cidade. Entenda sobre a economia local, faça uma pesquisa de mercado para avaliar como você pode contribuir através do seu conhecimento jurídico. O Brasil é muito grande, cada região possui suas particularidades, sendo no âmbito econômico, social, político e cultural. Por isso, é tão importante olhar com profundidade dados sobre a região que você vive para identificar demandas reprimidas. Você pode pesquisar no site do IBGE, do governo do estado, da prefeitura da sua cidade. Enfim, não faltam fontes de pesquisa para obter informações.

Pesquise áreas de atuação que estejam em amplo crescimento no Brasil. Ficar atento aos assuntos que estão em voga nas áreas jurídicas, é importante para identificar oportunidades para a carreira, por exemplo. Atualmente, algumas áreas estão em destaque como Direito Digital em função da LGPD, Direito Tributário e uma possível reforma tributária, Direito Trabalhista e Direito Previdenciário em virtude das respectivas reformas ocorridas recentemente. Também não posso deixar de mencionar Compliance e Governança Corporativa, Direito Empresarial, ou seja, analise o cenário para identificar oportunidades.

Outro ponto importante, é conversar com professores, profissionais conceituados no mercado, fazer networking e assim entender os diferentes pontos de vista a respeito de determinadas áreas de atuação. Ter um mentor contribui na identificação de novos insights e auxilia na tomada de decisões, além de contribuir com o seu aprendizado.

Para finalizar este artigo, gostaria de citar três plataformas interessantes que podem ser utilizadas nas pesquisas de tendências, sendo: Google Trends, Exploding Topics e Google Keyword Planner.

Bom, espero que estas dicas tenham sido úteis para você! Assista também ao vídeo:

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Olá, me chamo Maiara Trombini!

Empreendedora Digital, Instrutora de Cursos e Treinamentos, Mentora e Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico. Possui graduação em Produção Publicitária, Pós-Graduação em Marketing e Gestão de Clientes e é Pós-Graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Possui certificação em Inbound Marketing, Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Atua há mais de 12 anos em empresas e escritórios jurídicos, com ênfase na evolução e fortalecimento de marcas.

Idealizadora dos Cursos online Redes Sociais para AdvogadosProdução de Conteúdo na Advocacia e Como criar um produto digital do zero. Possui um Canal no Youtube chamado Marketing Jurídico na Prática.

Os seus artigos já foram publicados em vários canais de comunicação do Brasil como Jornal do Comércio, Coletiva.net, Editora Plenum, Portal Administradores, Consumidor RS, JusBrasil, Linklei, Poder Jurídico, Fanalaw Digital, além de ser citada como referência em diversos TCCs.

Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.maiaratrombini.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram Facebook Youtube Linkedin

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